Um condutor foi autuado em uma rodovia do Distrito Federal, enquanto transportava ilegalmente 29 peixes nativos, na tarde desse sábado (27/7).
Os animais, pescados em Goiás, estavam escondidos dentro de uma caixa de isopor, em um barco coberto por lonas e rebocado pelo veículo do motorista.
A abordagem ao condutor ocorreu durante monitoramento de rotina de equipes do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na BR-080.
O condutor admitiu que os peixes haviam sido capturados em Goiás, segundo a corporação. A carga tinha 16 tucunarés, nove corvinas e três piranhas.
Leia também
-
Peixes são devolvidos a rio após flagrante de pesca ilegal em SP. Veja
-
Peixe para o almoço: mulheres são autuadas por pesca ilegal em SP
-
Golfinho é resgatado após ficar preso em rede de pesca ilegal. Vídeo
-
PM Ambiental apreende mais de 500 kg de peixes pescados ilegalmente
O transporte das espécies é vedado pela Instrução Normativa nº 2/2020 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semads) e vale mesmo fora do período de defeso – quando a pesca é restrita ou proibida.
A corporação registrou o caso como crime ambiental, e as informações foram repassadas às autoridades ambientais competentes, para os devidos encaminhamentos legais.
A PMDF reforçou que a pesca predatória e o transporte irregular de espécies nativas representam ameaça direta à biodiversidade e são foco de ações permanentes de fiscalização promovidas pela corporação.