MPDFT denuncia organização criminosa que movimentou R$ 89 milhões

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou 16 pessoas por envolvimento em uma organização criminosa responsável por tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi oferecida através de investigações feitas na Operação Column, deflagrada pela Polícia Federal que revelou a atuação do grupo em diversas regiões do Distrito Federal, no Entorno, na Paraíba e no Maranhão.

As investigações da Polícia Federal, que começaram em fevereiro deste ano, desvendaram a atuação do grupo. O líder, que operava da Paraíba, coordenava as ações de um gerente e operadores logísticos residentes no Distrito Federal. Para ocultar os mais de R$ 89 milhões obtidos com a venda de drogas no DF, em Goiás e em Minas Gerais, eles utilizavam uma complexa rede de laranjas e empresas de fachada.

Leia também

A Justiça do DF recebeu a denúncia no último dia 22, após a conclusão das investigações e o levantamento do sigilo do processo. Segundo a apuração da PF, os réus utilizavam empresas de fachada para justificar movimentações financeiras milionárias, incompatíveis com a renda declarada.

As diligências da Polícia Federal também revelaram que os investigados não tinham vínculos formais de trabalho e já possuíam antecedentes criminais por tráfico de drogas.

Todos os 16 acusados foram denunciados por associação para o tráfico de drogas entre os Estados da Federação e o Distrito Federal, nos termos do artigo 35, combinado com o artigo 40, inciso V, da Lei nº 11.343/2006. Além disso, 15 deles também respondem por lavagem de dinheiro, conforme o artigo 1º da Lei nº 9.613/1998.

Foram denunciados por associação para o tráfico de drogas Marcelo Gonçalves Borges, Roger Windson Ferreira da Cruz, Fabrício Silva de Almeida, Ivo Duarte de Lima, Jorge da Silva Costa, Thiago Bertho, Victor Wilker de Souza Alencar, João Acidézio Severiano de Lima, Pedro Henrique Rocha Queiroz, Carlos Eduardo Araújo Viana, Yan Lucca de Carvalho Tavares Jardim, Elton Lucas Ferreira Sampaio (vulgo “Lulukinhas”), Renato de Carvalho Farias, Elenildo da Silveira, Ítalo Patrício de Souza Silva e André Carlos Cardoso Duarte.

Destes, todos, com exceção de João Acidézio Severiano de Lima, também foram denunciados por lavagem de dinheiro.

Operação Column

Em duas fases, a operação culminou em diligências em Goiás, Paraíba, Maranhão e no Distrito Federal. A primeira fase ocorreu em abril e a segunda em junho. No total, foram apreendidos aproximadamente 100 kg de drogas, além de armas, munições, relógios de luxo e veículos caros. Parte do material foi encontrada em imóveis no Guará.

Atualmente, cinco réus permanecem em prisão preventiva, enquanto os outros respondem ao processo em liberdade.

Sair da versão mobile