O tão aguardado filme da Barbie estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas do Brasil. Para quem quer entrar no clima do longa sem deixar o futebol de lado, relembramos alguns uniformes na cor favorita da boneca mais famosa do mundo.
Leia mais
Sevilla vence o Del Valle e conquista o título do primeiro Desafio de Clubes
4R’s do Atlético-MG divulgam carta aberta ao Conselho antes de votação da SAF
Diretas do Benja: Carlos Miguel é o sucessor do Cássio e pode chegar à Seleção
Lionel Messi assinou contrato com o Inter Miami e vai vestir o rosa oficialmente nesta temporada, mas não foi a primeira vez que o atacante entrou em campo com essa cor. Além dele, Cristiano Ronaldo e outros craques já usaram o tom, assim como clubes que têm a cor no próprio escudo. Veja alguns modelos.
1 de 10
Novo time do Messi, o Inter Miami tem a camisa rosa como principal. O clube foi fundado em 2018 e tem a cor no escudo por ser a mais marcante do nascer do sol na praia de Miami Beach e também por pertencer a um dos tons característicos da arquitetura Art Déco. O Deco District é o maior aglomerado arquitetônico desse estilo do mundo. Beckham e os executivos do clube acreditaram que a cor seria um diferencial em relação a outros clubes ao redor do mundo, além de ser a que melhor representa a cidade.
Crédito: Divulgação / Twitter
2 de 10
Não foi a primeira vez que Messi vestiu rosa em campo. O Barcelona já teve algumas edições de camisa na cor da boneca mais famosa do mundo. Na temporada 2018/2019, o clube lançou o 3º uniforme em uma homenagem à avenida Diagonal de Barcelona, uma das ruas mais emblemáticas da cidade.
Crédito: Divulgação / Barcelona
3 de 10
Em um tom rosa mais claro e outro mais forte, o design é baseado em uma vista aérea do famoso bairro de Eixample e os quarteirões e edifícios. Na foto, Lionel Messi em campo na vitória por 4 a 0 do Barcelona em cima do Espanyol no estádio Cornellà-El Prat pelo Campeonato Espanhol.
Crédito: Jeroen Meuwsen / Getty Images
4 de 10
Na temporada 2014/2015, o Real Madrid lançou um uniforme completamente rosa pela primeira vez na história do clube. A camisa reserva foi lançada pela Adidas, e a campanha do lançamento dos uniformes da época foi “wear it or fear it”, em português: “use-a ou tema-a”. O conjunto completo foi rosa, inclusive calção e meião.
Crédito:
5 de 10
Também em 2014, o Boca Juniors resolveu lançar uma camisa rosa. A justificativa para a inovação foi de que seria uma homenagem histórica pelo fato da cor já ter sido utilizada nos primeiros uniformes do clube.
Crédito:
6 de 10
O modelo foi motivo de muitas reclamações dos torcedores, chegou a ser proibida pela Associação de Futebol da Argentina, que determinou que o clube usasse a camisa tradicional. No entanto, a camisa se consagrou como a mais vendida da história do clube até então. Foram mais de 50 mil unidades do modelo da Nike, que só foi usado duas vezes em campo pela equipe.
Crédito: Divulgação / Boca Juniors
7 de 10
O Palermo Calcio, equipe da série B da Itália, tem originalmente o rosa no próprio escudo do time. Por isso, a equipe já usa a cor de forma oficial nos uniformes.
Crédito: Gabriele Maricchiolo / Getty Image
8 de 10
A equipe foi fundada em 1900 e chegou a falir alguns anos depois, mas foi refundado. Em 2006, eve alguns jogadores cedidos à seleção da Itália na Copa do Mundo, como o zagueiro Cristian Zaccardo. Em 2022, oficializou a venda de 80% das ações do clube ao grupo City, empresa do mesmo conglomerado dos donos do Manchester City e de outros clubes.
Crédito:
9 de 10
A Juventus foi fundada em 1897 e participou do campeonato italiano pela primeira vez em 1900. No início, a equipe usava uniforme listrado preto e rosa. A Velha Senhora “importou” a cor rosa nas camisas dos times ingleses, que costumavam usar essa cor naquela época. Em 1905, adotou oficialmente o preto e branco.
Crédito:
10 de 10
Anos depois, o clube passou a criar linhas especiais de camisas rosas em homenagem ao início da história da Juventus. Como foi o caso do 3º uniforme da temporada 2022/23.