A beterraba é um alimento que divide opiniões – alguns amam, outros odeiam. Porém, se você está no time que curte essa hortaliça, entretanto não a consome tanto assim no dia a dia, saiba que pode ser uma boa ideia mudar isso. Afinal, ela é tão cheia de benefícios que deveria aparecer no seu cardápio com uma boa frequência.
Leia também
-
Suco de melancia com beterraba: entenda benefícios e riscos da bebida
-
Creme à base de beterraba combate sinais do envelhecimento na pele
-
Suco energizante de beterraba: veja os benefícios e como fazer em casa
-
Beterraba no pré-treino: veja efeito do pó, do suplemento e in natura
O nutricionista, Lucas Borda do Núcleo Adventista Silvestre de Saúde e Prevenção, em Botafogo, lista algumas das vantagens do alimento:
- Diminuição da pressão arterial, por conta da alta concentração de nitratos, que se convertem em óxido nítrico no organismo e são vasodilatadores, proporcionando melhor circulação sanguínea
- Melhora de rendimento em treinos (para quem pratica atividade física constante), também relacionada aos nitratos
- Fortalecimento do sistema imune, por ser rica em vitamina C, vitamina A e zinco, além de ser rica em antioxidantes
- Auxílio no emagrecimento, visto que é um alimento rico em fibras, que irão ajudar na saciedade e consequentemente fazer com que coma menos. Isso sem contar que 100 gramas de beterraba crua possuem apenas 43 calorias
Existem várias formas de consumir a beterraba para conseguir os benefícios da hortaliça. No entanto, o melhor é optar por aquelas que mantenham todos os nutrientes do alimento. Para isso, você pode, por exemplo, ingeri-la crua, em pedaços ou ralada. Outra ideia é usá-la em sucos, todavia nesse caso é preciso um certo cuidado.
Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!