Novo golpe de cobrança de cartório por e-mail acende alerta de perigo

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) divulgou, nessa quinta-feira (28/8), um alerta sobre um novo golpe envolvendo cobranças por cartórios extrajudiciais. Segundo a Justiça do DF, a Ouvidoria-Geral tem recebido diversas manifestações de pessoas sobre e-mails com o tópico: notificações extrajudiciais.

Na mensagem é feita uma cobrança de uma taxa de contribuição confederativa assistencial, no valor de aproximadamente R$ 200, com pagamento imediato via Pix ou QR Code. Além disso, são utilizados nome de cartórios extrajudiciais inexistentes e endereços eletrônicos que não pertencem ao TJDFT, como “@ef53-tjdft.online”.

Leia também

Devido à gravidade e à recorrência, o tribunal alerta que: não são enviadas notificações extrajudiciais por e-mail e todos atos praticados pelos cartórios do DF possuem Selo Digital de Fiscalização. O tribunal reforça também para que as pessoas não respondam a mensagem e registrem uma denúncia junto a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), caso receba este tipo de e-mail.

Sair da versão mobile