O festival O Maior São João do Cerrado encerra a edição de 2023 neste domingo (20/8). E, desta vez, como forma de homenagear os 50 anos do hip-hop — movimento que surgiu no Bronx, em Nova York, e ganhou o mundo —, o evento terá a participação de MCs.
Eles contarão histórias por meio da música, da dança e do grafite. No palco do evento, Atitude Feminina, Rapadura, Viela 17, além dos integrantes do grupo de rap Racionais MC’s Edi Rock e KL Jay, encerrarão a última noite do festival, junto à banda Maskavo.
Para a idealizadora e diretora artística d’O Maior São João do Cerrado, Edilane Oliveira, homenagear o movimento, por meio do Hip Hop 50, é também contar a história de Ceilândia e do Distrito Federal.
“Ceilândia é um caldeirão de riqueza cultural. Desde a primeira edição do São João, em 2007, acompanho a rotina da região, e o rap pulsa por aqui. E, para quem pensa não haver ligação entre são-joão e hip-hop, afirmo que são muitas as características comuns [entre ambos]. Embora os ritmos sejam distintos, a oralidade, a dança, o colorido das artes, tudo isso está presente tanto nas manifestações do são-joão quanto no movimento hip-hop”, compara.
A diretora lembra que O Maior São João do Cerrado celebra a diversidade e, por isso, “com todo o respeito que a cultura merece”, abriu o palco do evento para o hip-hop. “Essa é uma expressão cultural que, assim como o forró, está no DNA de Ceilândia”, completou Edilane.
Os ingressos para O Maior São João do Cerrado estão à venda pelo site do festival. Os preços variam de R$ 2 a R$ 5. Também é possível comprar as entradas diretamente na bilheteria do evento.
Confira a programação do Hip Hop 50 deste domingo (20/8):
20h30 — Atitude Feminina
21h30 — Rapadura
22h45 — Banda Maskavo
0h15 — Balé Flor do Cerrado
0h30 — Viela 17
2h — Edi Rock e KL Jay
Local: St. N, QNN 14, ao lado do Estádio Abadião — Ceilândia
Horário: a partir das 18h
Ingressos neste link