A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em conjunto com a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), realizou nesta segunda-feira (8/12) uma operação de acolhimento pessoas em situação de rua e catadores de materiais recicláveis, na Ponte do Bragueto (DF). Além de estruturas de lona e madeira, 12 facas de cozinha foram recolhidas.
A PMDF informou que foi uma operação de pronta resposta e que foi ao local para apreender armas brancas, ainda disseram que não houveram prisões pois nenhuma abordagem foi feita, apenas a apreensão das facas.
Imagem cedida ao Metrópoles2 de 2
Segundo a DF Legal, foram recolhidos duas estruturas de lona e madeira que encontravam-se em situação precária
Imagem cedida ao Metrópoles
A PMDF informou que foi uma operação de pronta resposta e que foi ao local para apreender armas brancas. “Ao chegar no local, a equipe visualizou facas dispostas em local de fácil acesso e manuseio. De pronto foi abordado verbalmente os indivíduos que estavam no local sobre de quem seriam as facas o que, de pronto, foi negado por todos serem os proprietários. Objetivando a segurança de todos os envolvidos e diante da negativa dos interrogados”, informou a PMDF em nota.
Segundo a DF Legal, a ação atendeu 10 pessoas em situação de vulnerabilidade social. As pessoas recebem a oferta de serviços de saúde e educação. “Também é oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional e o cadastro para unidades habitacionais também são disponibilizados. Mas se as pessoas não aceitam, elas continuam no mesmo lugar”, informou a DF Legal em nota.
Foram recolhidos duas estruturas de lona e madeira que encontravam-se em situação precária, além de um caminhão do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) que continha materiais inservíveis, ou seja, materiais que não tem mais utilidade, valor ou serventia. O veículo foi encaminhado até a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
O órgão detalha que essa atividade ocorre toda segunda-feira em locais públicos ocupados por catadores, e que a operação de hoje contou com a presença, além da PMDF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet); Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB); e a Secretaria de Sáude (SES).
