Outubro Rosa: conheça 10 mitos e verdades sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o triênio de 2023 a 2025 o país deve registrar 73.610 casos novos da doença, um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. Só em 2020, o Brasil registou quase 18 mil mortes por câncer de mama, equivalente a um risco de 16,47 mortes por 100 mil mulheres.

Há três décadas, outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Mas, apesar da campanha já estar consolidada no Brasil, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o que é verdade e o que é mito a respeito da doença.

Pensando nisso, o Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esclarece dez mitos e verdades sobre o câncer de mama. Confira:

O chip da beleza previne o câncer de mama

Mito. Os chips da beleza são chips subcutâneos que liberam de forma lenta e progressiva hormônios, principalmente a testosterona, que no fígado é metabolizada e uma parte se torna estrogênio, o principal hormônio feminino. Por ser uma exposição com pouco controle e a longo prazo, há sim um risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama.

Uso de anticoncepcional causa câncer de mama

Parcialmente verdade. Alguns estudos têm demonstrado que o uso a longo prazo de anticoncepcional oral pode aumentar o risco de câncer de mama. Porém este aumento de risco é muito pequeno quando comparado com pacientes que não usam o anticoncepcional oral.

Vale lembrar que anticoncepcional oral é uma forma de anticoncepção altamente eficaz. Além disso, ele também pode ser extremamente bem-vindo em condições como endometriose ou distúrbios hormonais. O seu uso não deve ser contraindicado, mas as pacientes devem ser informadas e discutir com seu médico, de forma individualizada, qual a melhor forma de contracepção.


0

 

Próteses de silicone aumentam o risco de câncer

Mito. Não há relação do uso de próteses mamárias com o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama

Mito. Muito se fala sobre a relação entre os sais de alumínio, presentes na formulação de alguns desodorantes, e o aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama. Porém não há com o que se preocupar. Isso porque, até hoje, nenhum estudo científico conseguiu estabelecer relação entre o uso desse produto e o risco de desenvolver a neoplasia.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que o produto é seguro e que não existe relação entre a substância e o desenvolvimento do tumor.

Conheça outros seis mitos e verdades no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile