Além do estresse causado pelos atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal (DF), alguns relataram que os vouchers de hospedagem e transporte oferecidos pela Latam não foram aceitos. Segundo a Inframerica, empresa responsável pela administração do terminal, até 11h desta quinta (11/12), 50 voos haviam sido cancelados em Brasília.
Veja:
O assistente social Roberto Lopes, 46 anos, contou ao Metrópoles que veio à Brasília para participar da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada de 6 a 9 de dezembro. Ele chegou ao aeroporto na tarde de quarta-feira (10/12) para embarcar para o município de São José do Rio Preto, com conexão em São Paulo.
Segundo Roberto, a Latam entregou um voucher para hospedagem. No entanto, ao chegar ao hotel, a situação foi diferente do prometido. “Cheguei no hotel, 2 horas da manhã, não tinha acomodação que eles haviam reservado, que eles prometeram”, relata. “Não tinha vaga, não tinha nada e não deixaram a gente ficar nem na recepção”.
Ele afirma que os funcionários do hotel pediram para que ele e um senhor de 65 anos, que o acompanhava na conferência, se retirassem do local. Roberto também contou que não conseguiu contato com o táxi reservado pela companhia aérea.
“A gente ficou aqui deitado no chão. Eu e o senhor de 65 anos, eu no chão e o senhor com a cabeça na minha mochila”, disse. Ao retornar ao aeroporto, recebeu a notícia de que o voo de 9h30 havia sido remarcado para às 10h20 e que depois tinha sido cancelado.
Em nota, a Latam informou que os passageiros afetados pelos cancelamentos e atrasos podem permanecer na fila ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios e que lamenta a situação.
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Uma passageira que preferiu não se identificar relatou ao Metrópoles que seu voo chegou a Brasília às 20h. Ela veio de São Luís (MA) a trabalho e afirma estar há mais de 12 horas aguardando uma solução.
Segundo ela, alguns passageiros até receberam voucher de transporte e hospedagem, mas não conseguiram utilizá-los. “Teve gente que conseguiu o voucher do Uber pra ir pro hotel, mas não funcionou. Chegou no hotel, não tinha mais vaga pra onde eles mandaram”, contou.
Outra mulher, que aguarda um voo para o Rio de Janeiro, relatou que o voucher de hospedagem demora sete dias para ser liberado e que, caso queiram se hospedar, os passageiros precisam pagar a diária e solicitar reembolso posteriormente.
“São cinquenta dólares, que dá mais ou menos duzentos e cinquenta reais. Tu não consegue nem passar uma diária num hotel”, disse.
A reportagem procurou a Latam para questionar o motivo de os vouchers não estarem funcionando. O espaço segue aberto para manifestações.
Caso opte pela hospedagem, a Latam informou que o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a companhia pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Ainda de acordo com a companhia, o passageiro que não teve o cancelamento do voo entre os dias 10 e 12 de dezembro, também tem direito a alterar a data da viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida, segundo a Latam, irá ajudar a descongestionar os aeroportos.
“A Latam lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões”, acrescentaram em nota.
