O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recuperou, nesta sexta-feira (18/7), 34 aves silvestres que eram mantidas em gaiolas em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, além de materiais utilizados na prática de pesca predatória.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que as apreensões visam combater a criação irregular de aves silvestres, conforme previsto na lei federal nº 9.605/1998, de crimes ambientais.
Na região do Sol Nascente, em Ceilândia, a equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA) localizou um cativeiro clandestino onde diversas aves silvestres eram mantidas em condições inadequadas. O responsável pelo local foi autuado e assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).
Em São Sebastião, a equipe do Grupo de Operações no Cerrado (GOC) realizou patrulhamento em áreas de proteção ambiental, onde encontrou e apreendeu diversas redes de pesca utilizadas de forma ilegal.
Leia também
-
Polícia Ambiental resgata lobo-guará dentro de academia no DF; vídeo
-
Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiros no DF
-
Polícia Ambiental apreende araras-canindé criadas ilegalmente no DF
Após os resgates, os animais podem ser soltos na natureza ou encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-DF) do Ibama, onde recebem tratamento médico.
A ação, segundo a PMDF, tem como objetivo prevenir e coibir ilícitos ambientais, além de cumprir a missão de preservar o meio ambiente.