Professora do Instituto de Letras da UnB morre aos 52 anos

A professora María del Mar Paramos Cebey, docente do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB), morreu na última sexta-feira (28/11), aos 52 anos.

Em nota de pesar publicada nesta segunda-feira (1º/12), a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB) lembrou a trajetória de María na Universidade.

“Professora querida pela comunidade acadêmica, dedicou-se ao ensino, à pesquisa e à formação de estudantes na área de tradução e espanhol”, disse.

2 imagensFechar modal.1 de 2

A nota de pesar publicada revelou que a docente havia completado 52 anos há poucos dias

Reprodução/Redes Sociais2 de 2

Em postagem realizada pela AdUnB, a Associação delcarou que ” A Associação dos Docentes da UnB – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos neste momento de profunda tristeza e despedida”

Reprodução/Redes Sociais

A docente desenvolvia pesquisas em didática da tradução/versão, tradução pedagógica, literária, estudos de gênero e interpretação comunitária. “Sua trajetória marcou colegas e estudantes da comunidade do Instituto de Letras”, concluiu o Instituto de Letras.

Em outra nota de pesar, a Editora UnB citou algumas obras da professora: a tradução do português para espanhol de “Registro Arquitetônico da Universidade de Brasília” e “Além das margens: estudos sobre a violência trans”, projeto de pesquisa que mapeou estudos sobre violências contra pessoas transgênero.

Leia também

Em nota, a Universidade de Brasília expressou que “María del Mar transformava os espaços do Instituto de Letras em ambientes de acolhimento, diálogo e entusiasmo pelo conhecimento. Sua generosidade e sua presença luminosa marcaram estudantes, colegas, amigos e todos que tiveram a graça de conviver com ela”.

Nos comentários da postagem do Instituto de Letras, alguns alunos, colegas de profissão e amigos de María expressaram os profundos pesares. “Uma das melhores pessoas que conheci na UnB! Vá em Paz minha amiga!”, disse um amigo. “Foi uma profissional ímpar e um ser humano incrível. Triste perda para todos que conviviam e conviveram com ela”, afirmou outro.

A causa da morte não foi divulgada.

Sobre María

A professora era graduada em filologia hispânica, pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Pela Universidade de Brasília, era mestra em Linguística Aplicada, doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Gradução em Literatura (PósLit) e coordenava o curso tradução em espanhol.

Celebrações póstumas

O corpo da docente foi cremado na tarde desta segunda-feira (1º/12), às 15h, no crematório do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Não houve velório.

Como homenagem, colegas da UnB realizarão uma celebração nesta terça-feira (2/12), às 19h, no Auditório da Faculdade de Tecnologia (FT).

Sair da versão mobile