Quebrar um dente, seja ele natural, seja lente de contato dental, é mais comum do que muitos imaginam. Acidentes simples, como morder alimentos duros, quedas ou até pequenos impactos, podem causar fraturas. Mas você sabe como agir nestes casos?
Leia também
-
Saiba como tratar aftas de forma caseira e quando procurar o dentista
-
Escova de dentes em mau estado traz riscos à saúde, alerta dentista
-
Dentista explica se cápsulas mastigáveis para higiene bucal funcionam
-
Lentes de contato dentais causam mau hálito? Dentistas esclarecem
A primeira coisa a se fazer é não tentar colar o próprio dente. A dentista Giovanna Zanini alerta que usar supercola ou qualquer tipo de adesivo para colar o dente no lugar pode causar queimaduras químicas na gengiva, intoxicar os tecidos e até dificultar muito o reparo correto depois.
Então, o que fazer?
De acordo com a especialista, o primeiro passo é manter a calma e procurar um dentista o quanto antes. Enquanto isso, se for possível, guarde o dente quebrado em um recipiente limpo, com soro fisiológico ou água filtrada, para evitar que ele resseque.
“Quando o atendimento é rápido, muitas vezes, conseguimos colar o próprio fragmento ou fazer uma restauração conservadora. Mas, se a pessoa demora, aumenta muito o risco de contaminação, infiltração de bactérias e até perda da estrutura dental,” explica a dentista.
Leia a notícia completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!