Setur-DF quer formar profissionais para fomentar turismo em Brasília

Brasília vive um momento positivo no turismo. Dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) mostram que, apenas nos cinco primeiros meses de 2025, a capital do país recebeu 44.279 turistas estrangeiros, um aumento de 78,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também

Por isso, a ideia do secretário da pasta, Cristiano Araújo, é criar novas qualificações, muito em breve, para alavancar o setor. Em entrevista exclusiva para o Metrópoles ele adiantou que se reuniu, nesta quinta-feira (21/8), com com diretores de algumas faculdades, em tratativas para disponibilizar 100 vagas para o mercado de hospitality, que mexe com o gerenciamento de grandes restaurantes.

Assista a entrevista na íntegra:

“O nível e o número de turistas de Brasília cresceu muito, fazendo com que seja preciso pensar nesse tipo de mão de obra também, que precisa estar qualificada para recebê-los. Foi uma demanda de entidades do setor produtivo”, ressaltou.

A ideia, segundo Cristiano Araújo, é publicar um grupo de trabalho até o fim desta semana. “Isso para que a gente possa fazer esse debate e, até o final do ano, a Setur consiga fazer o chamamento público das instituições que queiram ofertar esse curso”, detalhou o secretário.

Autódromo

O gestor também falou sobre a reabertura do Autódromo de Brasília, prevista para 30 de novembro. “A gente considera extremamente importante, porque o esporte é um vetor que fomenta o turismo”, avaliou.

“Vamos utilizá-lo para fazer eventos esportivos, mas também festivais e outros eventos culturais. A nossa ideia é usar o autódromo, depois de pronto, como um instrumento poderoso, para captar grandes eventos”, disse Cristiano Araújo.

Em relação à malha aérea de Brasília, o secretário destacou a evolução, desde que assumiu a Setur-DF. “Começamos com dois voos internacionais e, atualmente, estamos com nove, conectados aos principais destinos da América do Sul, além de Lisboa, na Europa. Isso ajudou a aumentar muito o fluxo de estrangeiros no DF”, ressaltou. Segundo ele, existem conversas em andamento para abrir rotas diretas para Madrid e Paris, além de um segundo voo para Lisboa.

Cristiano destacou ainda a criação das rotas turísticas do DF. “A rota do vinho foi criada recentemente e foi um esforço de todo o GDF. Hoje, Brasília tem vinhos premiados mundialmente, o que reforça a importância dessa rota”, pontuou. “Temos um agro muito rico, com vários produtos premiados, como queijo, café e cachaça”, observou.

Sair da versão mobile