O shot matinal de limão tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente por ser visto como um reforço para a saúde e o sistema imunológico. Nas redes sociais, é comum encontrar receitas que prometem “desinflamar o corpo” com a bebida, estimulando seu consumo. Mas, por trás da promessa de benefícios, existe um risco significativo para os dentes.
O principal problema está no ácido cítrico do limão, que é altamente corrosivo e pode desgastar o esmalte dentário ao longo do tempo. Com o esmalte enfraquecido, os dentes ficam mais suscetíveis a cáries, sensibilidade e até mudança na coloração, adquirindo um tom amarelado.
Leia também
-
Faça shot matinal com ingrediente rejuvenescedor, segundo Harvard
-
Suco de cenoura com gengibre: saiba benefícios e como preparar bebida
-
Açúcar realmente provoca cárie? Especialista esclarece
-
Chocolate em excesso pode gerar cáries, gengivite e até perda dentária
Segundo o cirurgião dentista Daniel Nunes, a erosão ocorre devido à perda progressiva do revestimento dental por processos químicos. “A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o tão temido açúcar”, alerta.
É preciso abandonar o hábito?
Quem não quer abrir mão do shot de limão pode adotar estratégias para proteger os dentes. Daniel recomenda, por exemplo, usar canudo, evitando que o ácido tenha contato direto com os dentes.
Confira mais informações no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!