O tempo para o Distrito Federal neste fim de semana promete ser aberto, limpo e com pouca ou nenhuma nuvem, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a meteorologista Lady Custódia, a capital brasiliense não irá passar por nenhuma onda de calor ou temperaturas extremas, como as regiões Sul e Sudeste. A temperatura máxima para este sábado (27/12) é de 31º C, com mínima de 17º C. Para o domingom as temperaturas podem atingir também 31º C, e mínima de 19º C.
A especialista ainda conta que não há chances de chuvas para o fim de semana e a umidade relativa do ar intercala entre 30% e 45%.
Alerta Vermelho para algumas regiões
Algumas regiões do Brasil fazem parte da lista de lugares que estão com o alerta vermelho emitido pelo Inmet, que significa “grande perigo”. Isso indica uma situação de intensidade excepcional de calor, com risco para integridade física e à vida humana.
As regiões afetadas pela instabilidade do clima incluem: Santa Catarina, Paraná (Sul); Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Minas Gerais, Espírito Santo e todo o estado de São Paulo e Rio de Janeiro (Sudeste).
A onda de calor acontece porque as regiões devem apresentar uma temperatura 5ºC acima da média por período um maior do que cinco dias, de acordo com o Inmet.
No momento, as regiões indicadas pelo órgão meteorológico com alerta vermelho, ultrapassam a temperatura de 30ºC, considerando que o RJ lidera, com 39ºC na manhã desta sexta (26/12).
Cuidados durante o Alerta Vermelho
É necessário tomar medidas para se proteger do calor e prevenir problemas de saúde como desitratação, insolação e indisposição devido ao calor.
A hidratação é essencial durante o período de seca e calor extremo. É recomendado que o cidadãos aumentem significativamente a ingestão de líquidos antes mesmo de sentir sede, além de consumir alimentos leves e frescos.
Roupas leves e frescas, uso do protetor solar, se manter em ambientes frescos e umidificados também é indicado para aliviar a onda de calor.