STF interroga réus kids pretos sobre golpe e articulações tentam conter tarifaço de Trump

O Supremo Tribunal Federal (STF) interroga, a partir desta segunda-feira (28), os réus kids pretos da denúncia referente à tentativa de golpe que culminou com o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os militares integram o núcleo 3 da denúncia, que reúne o suposto braço executor da trama golpista.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo formado por nove militares e um policial federal seria responsável pelo monitoramento de alvos e pela execução de planos de assassinato de autoridades. Entre eles estão os kids pretos e tenente-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo, apontados como integrantes do grupo “Copa 2022”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar, também na segunda, o programa Acredita Exportação, voltado a incentivar a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. A iniciativa prevê a devolução de 3% das receitas obtidas com vendas ao exterior para empresas que recolhem tributos ao longo da cadeia produtiva.

A medida foi anunciada em meio às articulações referentes à taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, prevista para entrar em vigor na sexta-feira (1º).

Nesse contexto, oito senadores cumprem agenda de três dias em Washington para buscar reabrir canais de diálogo com o Congresso norte-americano diante das barreiras tarifárias impostas, o que inclui reuniões com parlamentares, representantes da Câmara de Comércio dos EUA e do Conselho Comercial Brasil-EUA.

Estão na agenda da semana de 28 de julho a 1º de agosto:

POLÍTICA

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Sair da versão mobile