Na madrugada desta terça-feira (5), um tanque de melaço da Usina Caeté se rompeu, provocando o derramamento de cerca de 2 milhões de litros de melaço no pátio industrial. Imagens gravadas por funcionários mostram o melaço quente escorrendo pelo local, enquanto pedaços do tanque destruído permanecem espalhados pelo chão.
A direção da usina informou que o vazamento foi contido pela brigada de incêndio, que agiu rapidamente para evitar maiores danos. O melaço, devido à alta temperatura, gerou uma densa fumaça, e um verdadeiro “rio” de mel foi visto escoando pela área industrial.
Em nota oficial, a Usina Caeté esclareceu que todo o material vazado está sendo direcionado para um tanque de resíduos localizado na área agrícola, conforme os protocolos de segurança. “Todas as medidas de segurança foram imediatamente adotadas”, afirma a nota. A usina também garantiu que nenhum colaborador sofreu ferimentos e que equipes já estão mobilizadas para investigar as causas do rompimento do tanque.
A situação está sendo monitorada, e a empresa destaca que o circuito fechado do sistema impediu que o melaço vazasse para o meio ambiente, concentrando-o dentro das instalações da usina.
Leia a nota na íntegra abaixo.
Nota da Usina Caeté
A Usina Caeté informa que na madrugada desta terça-feira (05) houve um rompimento no tanque de mel na indústria, e todas as medidas de segurança foram imediatamente adotadas. Por ter circuito fechado, todo o material está sendo bombeado para o tanque de resíduos da área agrícola. Os setores responsáveis já estão mobilizados para investigar as possíveis causas da ocorrência. Não houve nenhum acidente com colaboradores.