Taurina emagrece? Entenda para que serve o suplemento

O processo de emagrecimento é longo e complicado, mas pode ser facilitado com o auxílio de alguns aliados, como os suplementos alimentares. Uma das alternativas é o uso supervisionado da taurina, aminoácido essencial para o desempenho de várias funções, como a desintoxicação do organismo.

Além de ajudar o fígado a filtrar as substâncias do corpo, a taurina é capaz de acelerar o metabolismo, o que impacta na velocidade de transformação de alimentos consumidos em energia. O efeito pode gerar o emagrecimento.

“A taurina desempenha um papel importante no metabolismo energético, acelerando a velocidade com que o organismo oxida a gordura, além de diminuir a conversão de carboidratos em tecido adiposo, reduzindo sua deposição e contribuindo para o déficit calórico”, afirma a farmacêutica Patrícia França, da Biotec Dermocosméticos.

O aminoácido é produzido pelo corpo e pode ser obtido na alimentação por meio de carnes, peixes e frutos do mar. Contudo, conforme o organismo envelhece, a suplementação com dose estabelecida por um profissional pode ser necessária.

A taurina é contraindicada para pessoas que têm problemas renais ou fazem uso de medicamentos contínuos, crianças e mulheres grávidas ou que estão amamentando.


0

Taurina e longevidade

O aminoácido também pode ser de grande ajuda para a longevidade. O médico Christian Aguiar explica que, assim como a creatina, a taurina hidrata as células ao puxar água do corpo para dentro delas.

“A taurina funciona como um antioxidante, pois estabiliza eletricamente a membrana das células. O aminoácido também ativa levemente os receptores GABA, neurotransmissor associado ao relaxamento e concentração, o que diminui a ansiedade”, conta Aguiar, que atende no Rio de Janeiro.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile