Taxa de desemprego no Brasil sobe para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,9% no primeiro trimestre de 2024, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (30). Esse número representa um aumento em relação ao último trimestre de 2023, quando a taxa estava em 7,4%.

As projeções dos analistas consultados pela agência Bloomberg apontavam uma taxa ligeiramente maior, de 8,1%, para o período de janeiro a março deste ano. Os números divulgados pelo IBGE revelam que o número de desempregados no país aumentou, passando de 8,1 milhões no último trimestre de 2023 para 8,6 milhões nos primeiros três meses de 2024.

Esses dados refletem os desafios enfrentados pelo mercado de trabalho brasileiro, que continua a sofrer os impactos da pandemia de Covid-19 e das medidas de restrição adotadas para contê-la. O aumento na taxa de desemprego ressalta a importância de políticas públicas voltadas para a geração de empregos e o estímulo à atividade econômica.

É fundamental que o governo e demais atores sociais estejam atentos a essa realidade, buscando soluções que possam mitigar os efeitos do desemprego e promover a recuperação econômica de forma sustentável e inclusiva.

Sair da versão mobile