Desde a tarde de domingo (2/11) até o início da manhã desta segunda-feira (3/11), o Distrito Federal esteve debaixo de um verdadeiro temporal, que causou espanto e destruição em várias regiões.
A chuva intensa que caiu nesse período fez com que uma das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrasse, somente nesses três dias, 38% do esperado para todo o mês de novembro.
Leia também
- 
Chuva com vento arranca bomba de diesel e destelha casas no DF
 - 
Chove, chuva! DF amanhece com alerta de tempestade. Veja previsão
 - 
Chuva forte derruba árvores e causa estragos em casas em região do DF
 
A média histórica de novembro é de 253 milímetros (mm). Na tarde desta segunda-feira (3/11), a estação meteorológica de Brasília, localizada no Sudoeste, já havia registrado 93,2 mm.
O mês de novembro começa sob alerta de tempestades e com previsão de precipitações acima da média no Distrito Federal, segundo o Inmet.
Alerta laranja
Desde às 10h, o instituto emitiu um alerta laranja para chuvas intensas no DF, que seguirá ativo pelo menos até a manhã desta terça-feira (4/11).
O aviso ressalta que, nesse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h.
De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nesses casos, o recomendado é não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a árvores, torres de transmissão e/ou placas de propaganda.
Além disso, o Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades. Em algumas regiões, o temporal deixou rastros de destruição.
