Com os dias mais secos e frios característicos do inverno no Brasil, algumas partes do corpo exigem atenção especial, como os olhos. De acordo com os especialistas da Optocare, é comum as pessoas se preocuparem com o rosto, lábios e cabelos, que afetam mais a estética; mas os olhos também merecem atenção redobrada, principalmente por ser uma região que é impactada diretamente na saúde. Confira os cuidados com os olhos durante essa estação.
O ressecamento da área ocular é uma das principais queixas durante o inverno. Por ser uma região extremamente sensível, com o clima frio, até mesmo as piscadas acabam sendo menos frequentes, diminuindo a lubrificação natural e deixando aquela sensação de secura. Saiba como reverter o problema.
Leia também
-
Devemos usar colírio na seca? Saiba como manter a saúde dos olhos
-
Óculos de sol podem não proteger seus olhos corretamente, aponta USP
-
Por que os olhos lacrimejam quando bocejamos?
-
Confira seis passos para suavizar as bolsas nos olhos naturalmente
Como cuidar dos olhos durante o inverno?
1. Hidratação dos olhos é de dentro para fora
Se no verão ela se torna a melhor amiga, durante o inverno a água acaba ficando de lado da rotina das pessoas. Porém, a hidratação continua sendo de extrema importância, especialmente pela falta de umidade característica do período. Um corpo bem hidratado reflete diretamente na saúde ocular. Mesmo em épocas mais frias, em que se tende a reduzir o consumo de líquidos, é importante ingerir, no mínimo, 2,5 litros de água por dia. A ingestão de água ajuda na produção natural da lágrima e ajuda a evitar o ressecamento.
2. Mãos longe dos olhos
Outro cuidado fundamental para a saúde dos olhos é mantê-los sempre protegidos contra infecções, especialmente em uma época em que a população tende a ficar mais exposta a vírus e bactérias. É comum, quando as pessoas estão gripadas, resfriadas ou com alergias, coçar os olhos com frequência; um hábito que é muito prejudicial. Além de levar sujeira para a região, o excesso de coceira, aliado à força em que as pessoas usam, pode gerar lesões na córnea, deslocamento de retina e infecções na região. Caso não seja possível evitar o contato, é necessário redobrar a higiene, lavando sempre as mãos antes de tocar os olhos.
Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!