A queda de energia que ocorreu na tarde desta quinta-feira (11/9) teve como uma das possíveis causas os incêndios florestais que assolam o Distrito Federal neste período de seca extrema.
De acordo com a Neoenergia Brasília, as causas estão em apuração, mas foram identificados dois incêndios florestais, nas regiões da Fercal e de Santa Maria, com impacto na rede de energia.
Leia também
A companhia afirmou que, somente nos últimos 12 meses, cerca de 30 ocorrências semelhantes foram registradas, “evidenciando os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos ao sistema elétrico”.
Segundo a Neoenergia, a interrupção do fornecimento na linha de transmissão de energia que abastece a região central de Brasília foi de curta duração. “Em até oito minutos, a Neoenergia restabeleceu esse sistema”, afirmou a nota.
Entenda
A queda da energia ocorreu por volta do meio-dia. O transtorno atingiu regiões do Lago Norte, Noroeste, Águas Claras, Asa Norte, Taguatinga, Arniqueiras, Sobradinho, Setor Gráfico e parte da Esplanada dos Ministérios, inclusive o Ministério da Fazenda.
A Câmara dos Deputados também foi afetada. A CPMI do INSS, que ocorria no momento, teve de ser suspensa por aproximadamente 10 minutos até que os microfones pudessem ser religados.
Devido ao apagão, todas estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal foram fechadas por cerca de 10 minutos. Em comunicado, o Metrô-DF informou que em função de “interferências externas, o sistema encontra-se temporariamente paralisado”. Os trens voltaram a circular por volta das 12h30.
Segundo a Neoenergia, antes das 13h, o serviço de distribuição de energia elétrica já estava restabelecido em todas as áreas afetadas.