A crise climática no banco dos réus

A Corte Internacional de Justiça, o mais alto tribunal das Nações Unidas, estabeleceu que é obrigação dos países agir contra o aquecimento global e que a falha em cumprir com esse compromisso pode ser punida sob o Direito Internacional. A determinação fortalece a litigância climática, ou seja, processos que responsabilizam governos e empresas por danos provocados pelas mudanças do clima. Mas de forma prática, o que isso significa? Essa responsabilização realmente pode mudar a atuação dos países em relação ao meio ambiente?

Neste episódio do Bom Dia Fim do Mundo, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto analisam essa decisão histórica da corte que pode colocar governos no banco dos réus e as possíveis consequências. Um episódio para entender quem vai pagar a fatura da crise climática ou se a conta vai seguir na mão dos mais pobres e vulneráveis.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #38 A crise climática no banco dos réus com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

Sair da versão mobile