Adolescente que matou vascaíno a facadas em ônibus é apreendido no DF

A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA II) apreendeu, nesta segunda-feira (29/9), o adolescente de 15 anos envolvido na morte de Eumar Vaz, de 34 anos. O menor de idade havia confessado ter desferido golpes de faca no torcedor do Vasco durante a confusão dentro de um ônibus, em Samambaia.

Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), no dia do crime, o adolescente estava vestido de laranja e aparece em uma das filmagens da covarde agressão sofrida por Eumar, descendo do ônibus enquanto guardava uma faca na cintura.

Veja:

 

Na última terça-feira (23/9), o menor, integrante da Torcida Jovem do Flamengo, se apresentou espontaneamente na delegacia, junto com a mãe e uma advogada. Em depoimento, ele disse que acertou golpes de faca em Eumar Vaz para revidar agressões cometidas pelo vascaíno.

O adolescente disse ainda que, durante a fuga, jogou fora a faca utilizada no crime. Na oitiva, ele também afirmou que decidiu se entregar após ver o sofrimento da família de Eumar e que se arrepende do que fez.

O menor foi liberado em seguida por não estar em situação de flagrante, conforme previsão legal.

A vítima fazia parte da Força Jovem do Vasco, torcida organizada do clube que tem uma sede em Brasília. O vascaíno teria pegado o ônibus da linha 812.1 da empresa Urbi, com itinerário da QNQ/QNR, rumo ao Recanto das Emas. Cerca de 20 flamenguistas estavam no veículo, quando ele foi atacado e teve a camisa rasgada à força por um grupo do time rival dentro do ônibus.

Dentro do ônibus, um dos flamenguistas teria gritado: “O Flamengo não ganhou, temos que bater em alguém”. Algumas paradas após o grupo embarcar, Eumar teria entrado no ônibus sem camisa; o motorista solicitou que o passageiro se vestisse, e o vascaíno atendeu ao pedido, colocando, então, uma vestimenta do Vasco.

Segundo o testemunho do motorista, ao perceberem a presença do vascaíno, os agressores gritaram repetidamente para que ele tirasse a camisa. Após a recusa de Eumar, a situação escalou para uma briga, com troca de socos.

Naquele momento, o ônibus parou e, assim que as portas se abriram, os agressores que estavam na parte traseira desembarcaram e se dirigiram para a frente, com a intenção de agredir o vascaíno.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Eumar Lopes Vaz

Material cedido ao Metrópoles2 de 5

Rapaz foi morto aos 34 anos

Reprodução/Redes Sociais3 de 5

Amigos e familiares lamentaram a morte de Eumar nessa segunda-feira (22/9)

Reprodução/Facebook4 de 5

Eumar Vaz, 34 anos

5 de 5

PCDF investiga o caso

Suspeitos

As investigações apontam que pelo menos seis pessoas agrediram a vítima, quase todas já identificadas pela 32ª DP (Samambaia Sul), responsável pela apuração do crime.

A PCDF continua analisando as imagens internas captadas pelas câmeras do ônibus para saber se outra pessoa também desferiu algum outro golpe de arma branca na vítima.

Assim que forem identificados, os coautores serão responsabilizados criminalmente pelos seus atos, na medida em que as condutas forem individualizadas. Medidas judiciais para eventuais prisões já estão sendo tomadas.

De acordo os policiais, apesar das pessoas identificadas e responsabilizadas pelas agressões serem torcedoras do Flamengo, não são membros efetivos da torcida organizada do time.

Sair da versão mobile