O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nessa quinta-feira (11/9), uma ação de fiscalização de vagas especiais em Águas Claras. Ao todo, 45 motoristas foram autuados e três veículos foram removidos pelo estacionamento irregular no espaço reservado a pessoas com deficiência (PCDs), idosos e pessoas com transtorno do espectro autista.
Dos veículos autuados, 15 deles foram multados pelo fato de não possuírem a credencial para estacionamento nas vagas especiais.
Já os outros 30 veículos restantes, foram notificados por outras infrações relacionadas ao estacionamento irregular.
No total, 80 vagas foram inspecionadas durante a operação que visa coibir o uso irregular das vagas irregulares no Distrito Federal.
Leia também
-
Filha de 13 anos é suspeita de matar a mãe com ajuda do namorado
-
Membro da “Piratas dos Shoppings” é preso por roubar R$ 1 mi em joias
-
MPDFT pede fechamento de unidade socioeducativa para jovens na Papuda
Penalidade
Estacionar em vagas especiais sem a devida autorização é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 181, inciso XX, a penalidade inclui multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a possibilidade de remoção do veículo ao pátio.
O Detran-DF reforça que o uso das vagas exclusivas deve ser feito apenas por veículos que estejam devidamente credenciados, com a credencial visível no painel. “Fiscalizações como essa são importantes para conscientizar a população e garantir a acessibilidade. O respeito a essas vagas é um gesto mínimo de empatia e cidadania”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque.