Alerta vermelho: baixa umidade afeta o Distrito Federal nesta terça

Após dias de chuvas nas regiões do Distrito Federal, os brasilienses terão de se atentar a baixa umidade relativa do ar. Nesta terça-feira (30/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho devido à previsão de umidade relativa do ar abaixo de 12% ao longo do dia na capital federal.

O aviso entrou em vigor às 10h e permanecerá até as 18h. A classificação adverte sobre riscos de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz.

Na segunda-feira (29/9), em balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), foram combatidos três incêndios florestais em parques de Brasília, sendo eles no Paranoá Parque, Fercal e no Parque Nacional de Brasília. Dentre os citados, o incêndio na Fercal é o único persistente até o momento, já os outros foram extintos.

Durante o resto da semana, a previsão é que o calor e a baixa umidade permaneça até quarta-feira (1°/10). Já para os dias seguintes está previsto um clima ameno, com poucas nuvens e uma umidade relativa do ar oscilando entre 25% e 55%, o que resultaria na saída do DF dos alertas de baixa umidade. Não há previsão de chuva.

Leia também

A recomendação durante a baixa umidade é não se expor ao sol nas horas mais quentes nem praticar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h.

Além disso, é recomendado beber bastante água ao longo do dia e há ainda uma indicação para não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool.

Sair da versão mobile