A operação de combate às chamas na Chapada dos Veadeiros chegou ao fim nesta segunda-feira (20/10), anunciou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O incêndio durou mais de 15 dias.
“Foram combatidos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Território Kalunga, na Terra Indígena Avá-Canoeiro e em diversas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) da região”, informa o órgão. “A operação mobilizou mais de 215 pessoas, dois helicópteros e dois aviões air tractor chegou ao fim.”
De acordo com o ICMBio, as equipes estão se desmobilizando da região goiana nesta segunda-feira (20/10), mas o órgão continuará monitorando a área com equipes in loco. Servidores do Ibama também seguirão na região.
A chuva que caiu nesse fim de semana ajudou as equipes a controlarem de vez a situação, embora, na semana passada, raios tenham dado início a novos incêndios. “Até o momento, não há registros de novos focos causados por descargas elétricas”, informa o ICMBio.
Leia também
-
Turista é salvo após 2 dias perdido em trilha na Chapada dos Veadeiros
-
Raios provocam novo foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros
-
Chapada: incêndios chegam ao 15º dia e atingem Parque Nacional
-
Incêndio na Chapada dos Veadeiros causa destruição no Parque Nacional
Área destruída
Segundo o Instituto Chico Mendes, a estimativa é que o incêndio na Chapada dos Veadeiros tenha atingido, pelo menos, 111 mil hectares (ha). Os focos registrados nos dias 16 e 17 de outubro queimaram 2.377,45 ha. O fogo atingiu aproximadamente 46% da área total da Chapada.
Além do ICMBio e do Ibama, participaram do combate às chamas as brigadas voluntárias Rede Contra Fogo, BRIVAC, Brigada de São Jorge, Brigada Voluntária Cerrado de Pé e Brigada Voluntária Minaçu.