Arquibancadas do 7 de Setembro lotam 1 hora antes do desfile

Por volta das 8h, o público que chegava à Esplanada para assistir ao desfile não conseguia mais acessar a área das arquibancadas devido à lotação e tiveram de se posicionar antes das barreiras de revista pessoal.

Pessoas que costumam frequentar o evento na capital federal disseram ao Metrópoles que tiveram a impressão de que, este ano, há mais público do que em 2024.

Moradora de Brasília há quase 40 anos, a servidora pública Maria Euclides, 56 anos, é frequentadora assídua do desfile. “A celebração do 7 de Setembro é muito importante. Representa força e a resistência da democracia”, comentou.

6 imagensFechar modal.1 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 6

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

“Encontrei crianças, idosos, pessoas com deficiências, todo o Brasil representado”, acrescentou.

O historiador Marcelo Antunes, 42, destacou a celebração da independência brasileira. “Vim de Goiânia e gosto muito de prestigiar o evento. Após o fim do desfile, aproveito para passear e ver os prédios públicos da capital federal.”

O tema das celebrações deste ano é “Brasil Soberano”. “É um momento de mobilização total, em que tradição e atualidade se unem para uma grande celebração da nossa soberania”, opinou o advogado Victor Soares, 38.

Leia também

O professor João Pedro de Souza Félix, 47, levou a esposa e os dois filhos para a cerimônia. “Este ano, o 7 de Setembro ainda tem um diferencial, que é o de reafirmar a soberania do país e a força de suas instituições democráticas. É um momento de comemoração e viemos participar juntos”, comentou.

Transporte público e manifestações

A Rodoviária do Plano Piloto amanheceu tranquila e com segurança reforcada neste 7 de setembro. Milhares de pessoas desembarcaram no principal terminal de transporte público do Distrito Federal sob os olhos de policiais militares.

Neste ano, a data de comemoração da Independência é marcada pela tensão política entre Direita e Esquerda. Atos dos dois campos políticos estão marcados para ocorrer em locais separados do centro de Brasília. O principal ponto do debate é a prisão ou liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a anistia ampla para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

A família veio de Sérgio Alves, 56, agente de portaria, veio para o desfile de ônibus da região administrativa de Samambaia. A viagem e o desembarque foram tranquilos. “Nós temos que ser mais independentes. O Brasil tem que ser mais independente. Precisamos de mais liberdade de expressão e de melhoraria para o país, como um todo. E precisamos de direitos iguais para todos”, afirmou Sérgio.

Estacionamentos

O estacionamento atrás do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – o primeiro à esquerda no sentido Rodoviária para o Congresso Nacional, será destinado a táxis e transporte por aplicativo.

O público que se deslocar até o desfile com veículo poderá utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. Os condutores deverão estacionar somente em locais permitidos, pois haverá fiscalização por parte dos órgãos de trânsito.

Os ônibus dos participantes do desfile terão espaço reservado no estacionamento da Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional. O Detran fará fiscalizações rotineiras em apoio operacional à PMDF. O Eixão do Lazer funcionará normalmente, ou seja, estará fechado para veículos e liberado para circulação de pedestres.

Recomendações de segurança

Durante o evento na Esplanada dos Ministérios, serão barrados itens como capacetes e máscaras que cubram todo o rosto.

Também não será permitida a entrada com “cartazes, bandeiras e símbolos com mensagens que atentem contra a dignidade, em especial em caráter racista, homofóbico, sexista e xenofóbico”.

Já estavam na lista dos itens proibidos: drones sem autorização; fogos de artifício; armas de fogo; animais em geral (exceto cão-guia); coolers; entre outros.

Veja a lista completa de itens proibidos:

Acompanhe ao vivo a transmissão do desfile com o Metrópoles:

Sair da versão mobile