Em menos de 24 horas, três motoristas foram atacados por ladrões em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Em todos os crimes, as vítimas foram rendidas dentro dos respectivos veículos ou no momento em que saíam do carro, como ocorrido na Asa Norte. Em duas das situações, os ladrões conseguiram levar os carros.
Leia também
No Riacho Fundo I, a situação foi diferente. Um policial militar de folga foi rendido dentro da caminhonete dele, mas, nesse caso, os criminosos não levaram o veículo. Ainda assim, o tenente-coronel da PMDF correu risco por permanecer dentro do carro. Um dos bandidos foi morto e o outro, que tinha dois mandados de prisão em aberto, foi detido pelo policial.
Horas depois, em Taguatinga, outro homem foi rendido enquanto mexia no celular dentro de um carro estacionado. Ele foi ameaçado de morte por dois assaltantes e teve o veículo roubado. Os criminosos foram contidos por um sargento da reserva do Exército, que acionou uma equipe policial.
Vídeo dos crimes descritos acima:
Nas duas ocorrências, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conseguiu recuperar os carros.
Estatística criminal
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), nos seis primeiros meses deste ano, só no Riacho Fundo I foram registrados cinco roubos de veículos. No mesmo período do ano passado, foram quatro ocorrências do tipo.
No Plano Piloto, segundo dados da SSP-DF, foram registrados 10 roubos de carros entre janeiro e junho de 2025. No primeiro semestre de 2024, o número foi maior: 16 casos, o que representa uma redução neste ano.
Em Taguatinga, outra região administrativa onde também houve roubo de carro recentemente, foram registradas 57 ocorrências de roubo de veículos nos seis primeiros meses de 2025. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda, já que 78 casos foram registrados entre janeiro e junho de 2024.
No entanto, os casos servem de alerta para o perigo de permanecer dentro de veículos parados.
O porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke, dá algumas dicas de segurança e orienta. Veja: