A cachoeira dos Dragões, em Pirenópolis (GO), foi liberada para visitação nesta quarta-feira (3/9). A queda d’água foi interditada após um incêndio de grandes proporções atingir uma vasta área de mata no município turístico do Entorno do Distrito Federal.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o incêndio destruiu 5200 hectares de área florestal e teve início no sábado (30/8). Por volta das 10h desta quarta, as chamas começaram a ser contidas.
De acordo com a tenente Nislene, o incêndio já está quase controlado e apenas alguns focos continuam ativos. Os pontos próximos às cachoeiras foram extintos. E os bombeiros fazem o monitoramento para não haver reignição.
Leia também
-
DF tem média de 23 incêndios em vegetação por dia. Como a lei pune?
-
Incêndio atinge Pirenópolis, fecha cachoeira e ameaça interditar outras
A linha de fogo avançava para a direção da cachoeira das Araras. Mas as chamas foram contida antes de se espalharem. As características da região dificultam o combate ao incêndio. A área é de difícil acesso, com paredões, serras, terrenos irregulares e vegetação fechada e densa.
Além da guarnição do 17º Batalhão Bombeiro Militar (17º BBM) de Pirenópolis, o trabalho conta com o apoio de militares de Anápolis e da força tarefa especializada em incêndios do CBMGO.
O incêndio começou na noite de sábado, próximo a região da Cidade de Pedra. Devido aos ventos fortes e a dificuldade de acesso, o fogo se espalhou rápido.
Localizada a aproximadamente 150 quilômetros de Brasília, Pirenópolis é uma importante cidade turística, oferecendo roteiros culturais e ecológicos.