A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (17/10), o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Tamanduá Mirim, no Recanto das Emas.
A nova unidade tem capacidade de 4 meses a 3 anos em tempo integral, com funcionamento das 7h30 às 17h30. O investimento na obra foi de R$ 7,2 milhões, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF).
Durante a inauguração, Celina disse que a gestão está “zerando a fila de creches do DF”. “Pegamos uma fila de 26 mil crianças, e esta mesma fila, hoje, tem menos de 2 mil crianças. No ano que vem, em janeiro, nós não queremos nenhuma criança fora da rede”, afirmou.
Na ocasião, a vice-governadora do DF também assinou ordem de serviço para construção de um novo Cepi do mesmo modelo na Quadra 104 da região administrativa.
Leia também
-
Educação: Ibaneis inaugura creche para 188 crianças em Santa Maria
-
Ibaneis anuncia Gustavo Rocha como pré-candidato a vice de Celina Leão
-
“Muito pesar”: Celina lamenta assassinato de policial penal no DF
-
“Injustiças humanas”, diz Celina após condenação de Bolsonaro no STF
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse que, com a inauguração da nova creche, sobrará vagas para as crianças da região. “Vou entrar com pedido para adequar e transformar salas de maternal para que possamos atender mais vagas de berçário. Vamos começar 2026 com vagas sobrando em todo o DF”, afirmou a chefe da pasta.
Modelo
A estrutura da creche segue o padrão Tipo 1 e está localizada na Quadra 510 do Recanto das Emas. São dois blocos principais interligados por área coberta, além de espaços como pátio, playground, jardins, estacionamento e áreas administrativas.
As turmas são organizadas em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II, acolhendo os pequenos. As cinco refeições oferecidas diariamente são elaboradas por nutricionista, considerando as necessidades de cada idade e as restrições alimentares de alguns estudantes.