Com estoque abaixo do ideal, Banco de sangue de Brasília pede doações

O Grupo Gestor de Serviços em Hemoterapia (GSH), que fornece bolsas de sangue para hospitais particulares de Brasília, alerta a população do Distrito Federal sobre a drástica redução nas doações.

Segundo o Banco de Sangue de Brasília, os estoques de todos os grupos sanguíneos estão abaixo do nível ideal no Distrito Federal.

De acordo com a instituição, a queda acentuada nas coletas tem sido intensificada pelas variações de tempo, como o frio, calor intenso e chuvas, que acabam afastando os doadores. Além disso, o ritmo acelerado do dia a dia e doenças sazonais, como gripes e resfriados, contribuem para a baixa adesão.

Leia também

“A conscientização sobre a importância da doação de sangue é necessária neste período mais crítico, lembrando que a demanda hospitalar é constante. Por isso, é fundamental que os doadores habituais compareçam e que novos voluntários se sensibilizem com essa causa solidária”, destaca Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação do GSH Banco de Sangue de Brasília.

Segundo o Banco de Sangue de Brasília, o processo leva cerca de 40 minutos, e qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos responsáveis), pesando mais de 50 kg, pode ser doadora.

Pré-requisitos para doação de sangue:

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 12h30, no GSH Banco de Sangue de Brasília, localizado no SGAS 915, na Asa Sul, no 2º subsolo do Centro Clínico Advance I, próximo ao Hospital DF Star.

O local oferece estacionamento gratuito no Multipark DF Star.

Sair da versão mobile