Concurso de fotografia amadora e profissional terá R$ 3 mil em prêmios

Fotógrafas do Distrito Federal experientes ou iniciantes têm até o dia 20 de julho para se inscreverem no concurso Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia, que vai premiar três imagens com R$ 1 mil cada e selecionar 20 trabalhos para uma exposição coletiva no Complexo Cultural de Samambaia, a partir de 23 de agosto.

Os nomes das selecionadas serão divulgados em 11 de agosto. Promovido pelo coletivo brasiliense Ocre Imagem, o concurso convida as participantes a registrarem, por meio da fotografia, o tema “Mulheridades: Tecnologias Ancestrais”.

A iniciativa visa fazer um convite ao registro e à divulgação de olhares sensível sobre os saberes que atravessam gerações de mulheres: cuidado, oralidade, artesania e outras formas de transmitir vida.

“Essa é uma forma de valorizar o que as mulheres fazem há séculos, mas, agora, com a câmera em mãos”, afirma a fotógrafa Tatiana Reis, uma das idealizadoras do projeto. “A proposta vem de nossa vivência enquanto mulheres e mães que querem continuar a criar, não só filhos, mas imagens, narrativas, pontes.”

Leia também

O concurso é exclusivo para mulheres – cis ou trans – moradoras do Distrito Federal. Cada participante poderá enviar até três fotos. As inscrições são gratuitas, e o formulário de candidatura está disponível neste link.

A curadoria da exposição ficará a cargo das fotógrafas Aya, Ramona Jucá, Thaís Mallon e Gabriela Pires, que também coordenam o coletivo junto a Tatiana. “Queremos que todas se sintam pertencentes. A fotografia pode ser um espaço de acolhimento e potência, e o Olhar d’Elas nasceu para isso”, ressalta Gabriela.

Além dos trabalhos selecionados, o projeto vai homenagear a fotógrafa e documentarista angolana Marisol Kadiegi, radicada em Brasília e cuja obra destaca culturas negras, bem como saberes femininos.

No encerramento da mostra, em 20 de setembro, haverá um bate-papo entre curadoras, expositoras e a homenageada. Duas das três vencedoras serão escolhidas pelas coordenadoras do coletivo, enquanto a terceira será definida por meio de voto popular na foto mais curtida no perfil da Ocre Imagem no Instagram.

Com informações da Agência Brasília

Sair da versão mobile