Conhece algum brasileiro detido ou deportado nos EUA neste ano? Conte para a gente

Dois irmãos, um deles menor de idade, foram separados após cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos. O mais velho ficou cinco meses detido sem ter contato direto com o irmão, e denunciou ter ficado preso em centros de detenção sem alimentação ou higiene adequada. Já um carpinteiro foi preso próximo à fronteira com o Canadá e diz ter sido agredido pela polícia anti imigração. Tudo isso para ficar preso por quase dois meses, incluindo em centro de segurança máxima.

Essas são duas histórias que a Agência Pública contou aqui e aqui. Mas queremos contar mais.

A mudança das leis de imigração nos EUA por Donald Trump levou à deportação de mais de 200 mil nos seis primeiros meses deste ano. Cerca de 1,8 mil brasileiros foram detidos. Além disso, as prisões e detenções têm sido denunciadas pelo uso de violência por parte dos agentes e por infrações a direitos humanos durante o processo de deportação.

Se você conhece alguém que passou ou está passando por isso e deseja compartilhar conosco para investigarmos, preencha o formulário abaixo. Não passe informações sensíveis neste espaço: nossa equipe vai entrar em contato através de um email seguro para pegar mais informações.

Sair da versão mobile