No inverno, quem tem o costume de praticar corrida sempre acaba tendo um desafio a mais. Afinal, ninguém tem a mesma disposição para correr ao ar livre quando as temperaturas caem. Contudo, continuar com a prática, mesmo na estação, pode ser bastante interessante, desde que isso seja feito da forma correta.
Leia também
A atividade física regular aumenta a resistência orgânica, prevenindo gripes, osteoporose e doenças cardíacas. A proteção fica ainda maior se você consumir, nesse período, alimentos ricos em vitamina C, como: laranja, acerola, mamão papaia, brócolis, morango e kiwi. Vale também reforçar a ingestão de alimentos que contenham vitamina E — potente antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres –, como: amêndoa e gema de ovo.
Mas como praticar a corrida no inverno de forma segura e não deixar o frio te desanimar? Veja a seguir 5 dicas do treinador Wanderlei Oliveira:
Proteja o seu corpo
- Use roupas especiais nos dias frios e dê preferência para os tecidos de performance, como os tecidos inteligentes, que mantém a temperatura de seu corpo enquanto você corre e transpira, sem encharcar a camiseta.
- A região de seu corpo que merece maior atenção é a do peito, por reunir vários órgãos vitais. Mantenha-o sempre protegido. Extremidades, como mãos e pés, também merecem atenção.
- Proteja-as com luvas e meias especiais.
- Caso tenha pouca proteção na cabeça, use boné ou gorro térmico.
- Ao finalizar seu treino, troque a roupa molhada por roupas secas de imediato.
Evite a boca rachada
- O clima do inverno pode causar ressecamento dos lábios.
- Assim, para continuar fazendo seus treinos de corrida na estação, é recomendável o uso de protetor labial, assim como continuar usando protetor solar mesmo no frio.
Leia a reportagem completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!