O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou a fiscalização em Águas Claras nesta sexta-feira (4/7) e autuou 35 motoristas por estacionamento irregular em vagas especiais. A ação teve como foco garantir o respeito a espaços exclusivos destinados a pessoas com deficiência (PCDs), idosos e pessoas com transtorno do espectro autista.
Dos veículos autuados, 15 estavam ocupando vagas reservadas sem exibir a credencial obrigatória. Um carro foi removido e levado ao depósito da autarquia.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a ação tem caráter educativo e punitivo. “Essas vagas são essenciais para quem tem mobilidade reduzida ou outras limitações. Quando alguém ocupa esse espaço de forma indevida, além de cometer uma infração, desrespeita diretamente o direito de quem mais precisa”, afirmou.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Agentes do Detran-DF iniciam fiscalização em Águas Claras nesta sexta
Reprodução/Detran-DF
2 de 4
Veículo estacionado sem credencial em vaga especial é autuado
Reprodução/Detran-DF
3 de 4
Fiscalização do Detran também prevê a remoção de veículos irregulares
Reprodução/Detran-DF
4 de 4
Operação também teve caráter educativo, segundo o Detran-DF
Reprodução/Detran-DF
Penalidade
Estacionar em vagas especiais sem a devida autorização é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 181, inciso XX, a penalidade inclui multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a possibilidade de remoção do veículo ao pátio.
O Detran-DF reforça que o uso das vagas exclusivas deve ser feito apenas por veículos que estejam devidamente credenciados, com a credencial visível no painel. “Fiscalizações como essa são importantes para conscientizar a população e garantir a acessibilidade. O respeito a essas vagas é um gesto mínimo de empatia e cidadania”, completou Baruque.