DF lidera uso de vapes no país, mas consumo de cigarro cai na capital

O Boletim Epidemiológico de Controle do Tabagismo, em 2023, mostra que o número de pessoas que usam tabaco no Distrito Federal corresponde à 8,4% da população, totalizando 204.883 usuários. Os dados são do boletim publicado pela Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANTPS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em 15 de agosto.

Em meio a oscilações, o número reduziu em comparação com 2019, quando o índice era de 12%, com 271.818 usuários.

Leia também

No entanto, em relação ao último boletim publicado em 2024, referente a 2023, o Distrito Federal desponta na primeira posição no percentual de adultos que usam dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), com 5,7%.

Brasília é também a capital com o maior percentual de estudantes, entre 13 e 17 anos, que já experimentaram cigarros eletrônicos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que 30,8% dos adolescentes já haviam usado vape.

A PeNSE mostrou que, em 2019, a capital federal alcançou a maior frequência de uso do vape tanto entre as Unidades da Federação quanto na comparação com todos os municípios das capitais do país.

Em 28 de maio deste ano uma adolescente de 15 anos morreu após complicações pulmonares devido ao uso de cigarro eletrônico, no DF. A menina apresentava uma tosse persistente havia quatro meses. Porém, ela escondeu dos pais e dos médicos que fazia uso do item.

Fiscalização e prevenção

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na última sexta-feira (29/8), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu evento na Escola de Governo (Egov), na Asa Norte, com o objetivo de reforçar as ações de conscientização da população para os danos causados pelo tabaco.

O coordenador do Programa de Controle do Tabagismo no DF, Saulo Viana, vê o atual cenário de tabagismo no DF com preocupação.

“O DF deu uma melhorada em relação à prevalência de cigarros e ficou em décimo quarto entre os estados. Mas, no uso de cigarro eletrônico, o DF está em primeiro lugar. Os jovens estão utilizando vape cada vez mais cedo. E a dependência da substância sintética é bem maior”, reforçou Saulo.

O tabagismo ainda é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, responsável por cerca de 85% dos casos da doença. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, entre 2023 e o início de 2025, o Brasil registrou cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano, sendo cerca de 32 mil de pulmão.

Em 2024, o Programa de Controle do Tabagismo da SES-DF atendeu 1.728 pacientes. Já no primeiro quadrimestre de 2025, 800 pessoas procuraram o serviço gratuito buscando parar de fumar. O programa oferece atendimento médico, acompanhamento profissional e medicamentos (quando necessário).

A Secretaria de Saúde oferece o Programa de Controle do Tabagismo em 78 unidades de saúde. Os pacientes são avaliados por equipes multiprofissionais, podendo ser encaminhados a tratamentos de condições específicas e convidados a participarem dos grupos.

Os interessados podem procurar a unidade mais próxima do seu domicílio ou trabalho, onde serão acolhidos e receberão todas as informações necessárias. Interessados também podem acessar o site. Confira a lista completa com os centros de atendimento.

Sair da versão mobile