DF recebe carreta com atendimentos e exames para mulheres; confira

O Distrito Federal recebe nesta sexta-feira (17/10) a primeira carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa traz exames e consultas voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero para aquelas que já se encontram na fila do Governo do Distrito Federal (GDF) para a investigação da doença.

A primeira parada será em Ceilândia, no estacionamento do Hospital Regional da região (HRC).

A carreta é um dos componentes do programa, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviços, como consultas com mastologista, ginecologista e outros especialistas da área relacionada, serão ofertados, além de exames, como biopsia, ultrassom e colposcopia.

Leia também

É importante ressaltar que o programa não se trata de um serviço em que a população vá ao local de atendimento e espere que consiga realizar as consultas ou exames. Um grupo de pessoas será chamado e poderá agendar os serviços em articulação com o GDF.

“A oferta é regulada pelo sistema de regulação do GDF, que irá realizar a chamada diretamente a pessoa. A gente já tem uma fila, que é composta por mulheres que já foram a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), foram atendidas por um médico e, por algum motivo, precisaram continuar a investigação da doença. Esse grupo de pessoas serão chamadas e agendadas em articulação com o governo”, explicou o diretor do programa, Rodrigo Oliveira.

Segundo o MS, estima-se que, no ano passado, 300 mil pessoas morreram por não conseguirem ter o diagnóstico no tempo adequado, o que, de acordo com Rodrigo “é basicamente uma impacto de uma pandemia”.

“Não adianta fazer procedimentos esparsos. Nós precisamos garantir que uma suspeita diagnóstica seja afastada ou confirmada. Se confirmada, eu preciso garantir rapidamente o início do tratamento e é isso que faz diferença na mortalidade”, ressaltou.

A carreta deverá permanecer no local, em média, por 30 dias. Após isso, ela será deslocada para outra região do Distrito Federal – ainda a ser confirmada – ofertando os mesmos serviços.

Até o fim do ano, é esperado que três carretas estacionem na capital, sendo duas delas ofertando os serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

“Ela [carreta] é uma oferta, em essência, mais simples, que chega mais perto da população, oferecendo o diagnóstico de câncer de mama e câncer de colo de útero. A expectativa é atender 1,5 mil mulheres por mês no local”, destacou.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Programa Agora Tem Especialistas foi aprovado por lei recentemente, no dia 7 de outubro

Walterson Rosa/MS2 de 5

A iniciativa visa reduzir o tempo de espera por atendimentos, consultas e cirurgias no SUS

Walterson Rosa/MS3 de 5

No Distrito Federal, a carreta ofertará serviços voltados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, ampliando o acesso de mulheres

Walterson Rosa/MS4 de 5

A expectativa é atender 1,5 mil mulheres por mês na capital

Walterson Rosa/MS5 de 5

Serão chamadas ao programa, aquelas que já se encontram na fila, do Governo do Distrito Federal (GDF), para a investigação da doença

Walterson Rosa/MS

Leia também

De acordo com MS, 321 médicos especialistas de todo o Brasil estão atuando no programa e será aberta uma segunda chamada para mais 179 profissionais.

Além disso, há 28 carretas que estão em circulação pelo Brasil, ofertando os serviços de saúde da mulher, imagem com tomografia, ultrassom e oftalmologia. A expectativa é que, até o final do mês, 74 carretas estejam disponíveis.

Sair da versão mobile