As doenças inflamatórias intestinais (DII) são aquelas que acometem os intestinos, podendo também afetar outras partes do trato digestivo. São duas as principais: a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn (DC).
Essa segunda afeta mais de 10 milhões de pessoas no mundo, sendo assim muito importante saber mais sobre ela, suas causas e tratamentos. Veja essas informações a seguir:
O que é a doença de Crohn
A DC caracteriza-se por uma inflamação crônica, de caráter recorrente, que pode acometer da boca ao ânus, com frequente comprometimento da região ileal (parte final do intestino delgado). Ela aparece com maior predominância entre 20 e 40 anos de idade, com forte impacto na qualidade de vida e na atividade social, laboral e econômica.
A maioria dos pacientes apresenta dor abdominal e/ou diarreia crônica (mais de 4 semanas), podendo haver muco ou sangue nas fezes e perda de peso. Cerca de 25 a 50% dos pacientes podem apresentar manifestações extraintestinais (nas articulações, pele e olhos, principalmente).
Leia também
“Alguns pacientes com DC podem evoluir com complicações, como estenoses (estreitamentos no intestino que impedem a passagem dos alimentos) e fístulas (comunicação anormal entre duas ou mais estruturas do corpo que, em condições normais, não comunicam entre si), principalmente na região próximo ao ânus”, alerta Matheus.
Segundo Matheus Freitas Cardoso de Azevedo, doutor em gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a doença não tem cura. Contudo, é possível, para grande parte das pessoas, viver uma vida normal com o tratamento adequado. Por isso mesmo é importante consultar um médico logo que os sintomas aparecerem.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!