A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), inaugurou, na manhã desta terça-feira (8/7), o Espaço Acolher, na SQS 112/312 da Asa Sul.
O novo espaço público, antes chamado Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds), vai oferecer serviços especializados e humanizados para vítimas e agressores, como escuta qualificada, orientação psicossocial e ações de responsabilização.
“Esse espaço é onde vamos receber as famílias. Muitas vezes, o Tribunal de Justiça arbitra, além da sentença, um acompanhamento familiar, inclusive do réu, para tratamento e acolhimento [oferecidos] pela Secretaria da Mulher. Esse vai ser justamente o local onde a pasta fará todo o trabalho do relatório repassado ao Judiciário”, declarou Celina.
Leia também
Ainda segundo a governadora em exercício, a meta é ter um Espaço Acolher em todas as regiões administrativas da capital federal. E a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, acrescentou que o intuito desses equipamentos públicos é de oferecer um ambiente mais acolhedor à população.
“Não só para tratar casos judicializados, porque os fóruns [da Justiça] têm muito a ver com a judicialização. Mas esse é um espaço de porta aberta para mulheres e homens”, completou Giselle.
O local, cedido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi reformado, mobiliado e equipado pela Secretaria da Mulher, ao custo de R$ 250 mil, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com área de 130 metros quadrados, a unidade conta com salas individuais e capacidade para atender até 20 pessoas simultaneamente. A equipe técnica será composta por 12 servidores, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, gestores e técnicos administrativos.