Apesar de incomum para esta época do ano, o mês de setembro começou com manhãs frias no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou sensação térmica de 7,8ºC, na estação meteorológica de Brasília, nesta quarta-feira (3/9).
A temperatura mínima foi de 14,8°C e a máxima pode chegar a 29ºC, no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 30%.
Leia também
O Inmet explica que o frio é causado pelo fenômeno da perda radiativa noturna. O sol esquenta durante a tarde, porém, devido à baixa nebulosidade, a temperatura cai à noite e pelas manhãs.
“Temos o avanço de uma frente fria que empurra o vento para a região Centro-Oeste e faz com que a sensação térmica diminua”, diz a especialista Lady Custódio, meteorologista do Inmet.
A previsão ao longo do dia é de poucas nuvens e ventos moderados com rajadas, porém, sem chuvas à vista. A transição entre o inverno e a primavera no DF será marcada por instabilidade climática até o dia 22 de setembro.
Baixa umidade
O Inmet emitiu alerta amarelo de perigo devido à baixa umidade relativa do ar em Brasília. Inicialmente, o alerta é previsto para chegar ao fim às 20h desta quarta-feira (3/9).
O alerta, de acordo com os especialistas, significa um risco alto de incêndios florestais. Neste caso o aviso chama atenção para o clima extremamente seco, favorecendo o ressecamento de pele, mucosas, olhos, boca e vias respiratórias favorecendo sangramentos nasais.
Alguns cuidados durante essa época do ano são fundamentais para preservar a saúde de problemas respiratórios a longo prazo.
Alguns deles são:
- Beber bastante água durante o dia;
- Prestar atenção principalmente em crianças e idosos;
- Evitar atividades físicas entre 10h e 17h;
- Utilizar cremes hidratantes na pele e umidificadores;
- Manter janelas abertas em horários menos poluídos para ventilar o ambiente;
- Evitar exposição à fumaça e poeira.