A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) instaurou inquérito policial e indiciou um homem de 47 anos pelo crime de maus-tratos a animais após ele abandonar as duas cadelas da família em uma área de mata na região da Pedra Fundamental, em Planaltina. O abandono ocorreu após ele se divorciar da companheira.
Segundo a ex-companheira, as cadelas Chiara e Mia, ambas com cerca de oito anos de idade, faziam parte da família desde filhotes. Após a separação, o homem teria informado, sem prévia autorização da ex-companheira, que havia entregue os animais para adoção.
No entanto, após diversas tentativas de localizar as cadelas em abrigos da capital, a mulher descobriu que elas não haviam sido encaminhadas a nenhum local de acolhimento. Ouvido pela autoridade policial, o investigado admitiu ter levado os animais no dia 19 de julho até a região da Pedra Fundamental e e os abandonado no local, alegando que os soltou na mata após abrir a porta do carro.
Ele afirmou ainda que permaneceu por cerca de uma hora chamando pelos animais, mas foi embora sem eles retornarem.
Leia também
-
Casal é indiciado por abandono de filhotes de cachorros no DF; vídeo
-
Cachorra abandonada que correu atrás da ex-tutora tem final feliz
-
Homem para carro e abandona filhotes de cachorro em rua; veja vídeo
-
Filhotes de cachorro são abandonados dentro de saco de ração no DF
Após o registro da ocorrência e o início da investigação, uma equipe da DRCA esteve no local nessa quarta-feira (30/7), mas não conseguiu localizar os animais.
Diante da comoção gerada nas redes sociais, uma campanha de mobilização foi iniciada e, na manhã desta quinta-feira (31/5), as cadelas Chiara e Mia foram encontradas em segurança.
A Polícia Civil ressalta que o abandono de animais configura crime de maus-tratos, previsto no artigo 32, parágrafo 1-A, da Lei nº 9.605/98. O inquérito segue em andamento, com a coleta de provas e responsabilização do autor.