A jovem brasiliense Ana Beatriz Araujo Santa Cruz Goyanna viveu uma noite de fortes emoções nesta quinta-feira (18/12). Ela gravou o exato momento em que recebeu uma notícia que emocionou não só a ela, mas toda a família: a estudante conquistou uma bolsa integral para cursar neurociência em uma das universidades mais cobiçadas do planeta: Harvard, nos Estados Unidos. A bolsa totaliza cerca de R$ 2 milhões.
Veja:
Nas imagens, Ana Beatriz aparece ao lado dos pais, sentada em frente a um computador. “Vou abrir meu resultado de Harvard agora. Estou muito nervosa. Já chorei, mas espero que dê certo. Entreguei nas mãos de Deus, pois sei que dei meu melhor”, afirma a jovem no vídeo.
A noite foi de emoção para Bia e os pais
Material cedido ao Metrópoles2 de 10
Ana Beatriz e o pai, Eduardo
Material cedido ao Metrópoles3 de 10
Jovem deve iniciar o curso de neurociência em agosto de 2026
Material cedido ao Metrópoles4 de 10
Ana é aluna da rede pública de ensino do DF
Material cedido ao Metrópoles5 de 10
Bolsa que ela ganhou será no valor de R$ 2 milhões
Material cedido ao Metrópoles6 de 10
A família ficou eufórica com a novidade
Material cedido ao Metrópoles7 de 10
Ana Beatriz e o pai
Material cedido ao Metrópoles8 de 10
Bia e a mãe
Material cedido ao Metrópoles9 de 10
Mãe e filha comemoram a aprovação em Harvard
Material cedido ao Metrópoles10 de 10
Ana Beatriz
Leia também
-
Harvard cita 8 hábitos para envelhecer de forma saudável. Veja lista
-
Estudo de Harvard relaciona perda de lítio no cérebro ao Alzheimer
Logo em seguida, ela demonstra bastante nervosismo, e chega a brincar: “Não consigo abrir!”.
A seguir, o que se vê são pulos de alegria, com muita euforia. Acompanhada dos pais, a jovem ficou bastante emocionada ao ler que tinha conseguido a bolsa de estudos em Harvard.
“Valeu, galera! Passei!”, disse Ana Beatriz, aos prantos, mas com um largo sorriso no rosto. Segundo a família, a jovem deve iniciar os estudos em agosto de 2026.
Bagagem pesada
Ana Beatriz é estudante da rede pública do Distrito Federal. A jovem cientista realiza, desde 2021, pesquisas na Universidade de Brasília (UnB) como bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ.
Leia também
-
Harvard cita 8 hábitos para envelhecer de forma saudável. Veja lista
-
Estudo de Harvard relaciona perda de lítio no cérebro ao Alzheimer
Ela foi medalhista de ouro na fase local da Olimpíada Brasileira de Neurociências e dedicou toda a jornada no ensino médio à saúde pública e à pesquisa científica. Ana Beatriz fundou uma iniciativa chamada Juventude pelo SUS, para contar a história de profissionais da linha de frente da saúde pública no Brasil por meio de podcasts.
A jovem também atua no Congresso Nacional, sendo responsável pela redação de projetos de lei como voluntária. Ana Beatriz já escreveu 17 projetos de lei protocolados e em tramitação na Câmara dos Deputados.
Seu grande sonho é se tornar uma cientista brasileira, dedicando sua carreira a melhorar a qualidade do acesso à saúde no Brasil. Além disso, Bia luta para que o país conquiste o seu primeiro Nobel em Medicina, a partir das suas pesquisas em neurociência.
