A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu investigação sobre um incêndio em banheiros químicos, na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (9/9), dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta trama golpista. O caso ocorreu em frente do Museu da República, a apenas 2 quilômetros de distância da corte.
Após o controle das chamas, equipes da PCDF, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), da Polícia Militar (PMDF) e do Comando Militar do Planalto estiveram no local, onde foi iniciada a perícia.
O secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Alexandre Patury, também esteve presente. Ele contou ao Metrópoles que uma equipe da SSP-DF estava fazendo o monitoramento das câmeras do local no momento do incêndio, mas não identificou ninguém próximo da ocorrência.
Ele ressaltou, no entanto, que “isso não prova nada, porque alguém pode ter deixado algo no dia anterior”, afirmou o secretário.
O CBMDF combateu o incêndio rapidamente. Com uma mangueira, os socorristas dispararam jatos de água na base das chamas e conseguiram acabar com o fogo.
Veja:
Chegando ao local, a equipe do CBMDF se deparou com intensa fumaça e chamas altas. Imediatamente, os militares, armaram linhas de mangueiras e iniciaram o combate direto ao fogo, em poucos minutos as chamas foram rapidamente controladas e extintas.
Leia também
Mais de 20 banheiros químicos pegaram fogo no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Museu Nacional da República. Os banheiros, que foram posicionados de forma enfileirada no local para o desfile do 7 de setembro, foram completamente derretidos.
Segundo a empresa responsável dos banheiros químicos, R8 eventos, o incêndio atingiu, ao todo, 26 banheiros. Ela ainda destaca que os banheiros seriam retirados do local na manhã desta quarta-feira (10/9) e o prejuízo estimado do incêndio é de mais de R$ 100 mil.
Um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado, chegou ao local após o incêndio. Ele conta que os banheiros químicos “não pegam fogo fácil assim” e que a suspeita é que “parecem ter colocado algo, como gasolina”.
Veja imagens do incêndio:
6 imagens



Fechar modal.
1 de 6
João Paulo Nunes/Metrópoles
2 de 6
João Paulo Nunes/Metrópoles
3 de 6
João Paulo Nunes/Metrópoles
4 de 6
João Paulo Nunes/Metrópoles
5 de 6
6 de 6
João Paulo Nunes/Metrópoles
O fogo provocou uma fumaça densa, que tomou conta do céu na área central de Brasília, assustando quem passava pelo local. Ainda não há informações quanto à dinâmica do incêndio. A área do gramado precisou ser isolada.
Confira o momento da fumaça do incêndio:
Segundo o Capitão Castro, do CBMDF, quando a equipe chegou ao local, o fogo já havia se alastrado pela metade dos banheiros e que não havia nenhuma pessoa próxima durante o momento da ocorrência.
Assista ao relato do Capitão: