Um piloto, de 58 anos, e o ajudante dele, de 34, foram presos nesta segunda-feira (20/10) após serem flagrados em uma aeronave com uma carga ilegal contendo 571 iPhones, avaliada em mais de R$ 3 milhões. Os dois foram detidos no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A Receita Federal, responsável pela ação, informou que a carga era de origem estrangeira. Os suspeitos receberam voz de prisão pelo crime de descaminho, que ocorre quando uma mercadoria permitida legalmente entra no país sem o devido recolhimento de tributos.
Leia também
-
iPhone 17 chega hoje ao Brasil e a mais de 60 países. Veja os preços
-
Treta com médico: PMDF apreende arma do Exército e iPhone “baleado”
-
Quanto custará iPhone 17 no Brasil e o que tarifaço tem a ver com isso
A ação aconteceu por volta das 9h, durante uma operação de rotina. O monomotor modelo RV-10 foi abordado pelas equipes da Receita Federal e, no interior, foram achados os aparelhos sem a devida comprovação de importação regular.
Na abordagem, o ajudante preso estava com um carro estacionado no hangar do aeroporto e ajudando o piloto a empurrar a aeronave para dentro do galpão. Tanto o piloto quanto o ajudante presos são de Foz do Iguaçu.
Prisão anterior
Conforme a Receita Federal, o piloto foi preso em janeiro de 2023 em Ourinhos (SP) quando transportava 452 celulares escondidos no fundo falso de um carro. Na ocasião, a carga foi avaliada em R$ 809 mil.
Os dois homens detidos nesta segunda-feira (20) foram levados à delegacia de Polícia Federal (PF) em Florianópolis.