Projeto Defensoria nas Escolas terá edição extra nesta 5ª; saiba mais

Com o objetivo de garantir direitos e levar cidadania diretamente para alunos de escolas públicas, suas famílias e educadores, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) fará uma edição extra do projeto Defensoria nas Escolas Escolas no Plano Piloto, nesta quinta-feira (7/8), das 9h às 16h.

A ação ocorrerá no Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste, no SGAS 611/612, na Asa Sul.

A iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria de Educação, concorrerá à 22ª edição do Prêmio Innovare, em 2025. Durante a edição extra, a comissão julgadora do prêmio conhecerá de perto o projeto em etapa de avaliação.

Leia também

Desde o lançamento, o projeto impactou quase 10 mil estudantes, familiares, diretores e gestores da rede nas primeiras edições.

A ação já passou pelo Plano Piloto, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Samambaia e Recanto das Emas. Até o fim de 2025, todas as regiões administrativas do DF serão percorridas.

“A edição extra é uma oportunidade de mostrarmos, na prática, como a educação em direitos e a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante disponível dentro da unidade escolar transformam realidades”, afirmou o defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues.

“A edição extra é um momento estratégico para demonstrarmos à comissão do Prêmio Innovare a força transformadora do projeto”, definiu o coordenador do projeto, o defensor público Rodrigo Duzsinski.

Nome do pai

Lançado em abril de 2024 no Centro de Ensino Médio 1 (Centrão) de Planaltina, o projeto é fundamental para promover a educação em direitos, prevenir conflitos e fortalecer a cidadania entre estudantes e comunidades do DF.

O projeto já identificou 5.039 crianças e adolescentes sem o nome do pai na certidão de nascimento.

Segundo a DPDF, um dos objetivos do projeto é contatar as famílias que contam com crianças e adolescentes sem o registro de paternidade na certidão de nascimento. A informação é rastreada a partir das matrículas escolares e possibilita a busca ativa dessas mães para oferecer o atendimento jurídico.

Sair da versão mobile