Serotonina: entenda a ação do “hormônio da felicidade” no corpo humano

A serotonina é um dos hormônios mais conhecidos pelo senso comum. Isso porque ela é responsável por estimular o sistema serotoninérgico, muito relacionado ao humor e ao bem-estar. Por ser um neurotransmissor, é uma substância produzida por certos neurônios com o objetivo de enviar mensagens a outros. Além disso, está presente no cérebro e em outras regiões, como o intestino.

A serotonina possui diversas funções no corpo humano. Segundo a psicóloga Deise Cristina Gomes, especializada em transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ansiedade e depressão, o hormônio também atua como um regulador. “O humor, o sono bom, o apetite, os ritmos cardíacos, nossa temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas, são regulados pela serotonina”, explica a especialista.

Como o corpo produz serotonina?

Como o hormônio é em parte produzido no intestino, existem indícios de que a saúde do órgão impacta diretamente na produção da serotonina. Por isso, adotar uma alimentação equilibrada e rica em fibras é essencial. Alimentos naturais com baixo teor de açúcares e gordura são ótimas escolhas.

Ademais, o corpo necessita de estímulos para impulsionar a produção dos neurotransmissores. Então, a ingestão de proteínas e a prática regular de exercícios físicos auxiliam na produção desse hormônio.

Quando a serotonina está baixa?

Os baixos níveis de serotonina podem afetar diversas funções do cérebro, causando sintomas físicos, como o cansaço, e psicológicos, como a ansiedade. Confira abaixo os principais sinais que indicam sua produção escassa.

Insônia;
Irritabilidade;
Depressão;
Alteração comportamental;
Distúrbios de memória e concentração;
Fadiga;
Falta de autoestima;
Queda do desempenho sexual;
Mau humor.

Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile