O Metrópoles teve acesso a um vídeo, registrado nessa segunda-feira (4/6), em uma granja irregular durante uma operação de fiscalização da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF). O local funcionava sem autorização e fornecia ovos para comércios localizados no Sudoeste e no Lago Sul.
Nas imagens, um rato adulto aparece circulando pelas instalações. Em seguida, a câmera foca em um grupo com ao menos quatro outros ratos passeando entre os ovos.
Veja:
Operação
Durante a ação, os fiscais apreenderam 1.228 ovos sem selo de inspeção e constataram diversas irregularidades sanitárias. Além disso, foram emitidos um laudo de inspeção, um termo de notificação, um termo de apreensão e um auto de infração.
A granja, segundo a Seagri, não possui registro oficial junto ao órgão — condição obrigatória para o funcionamento legal de agroindústrias de produtos de origem animal no DF.
A subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Kalkmann, reforça que esse tipo de situação representa um risco direto à saúde pública.
“A legislação sanitária distrital exige que agroindústrias de produtos de origem animal estejam registradas na Seagri para, assim, garantir a proteção da saúde da população e a segurança higiênico-sanitária dos alimentos”, alerta.
Danielle também lembrou que, entre os dias 6 e 8 de agosto, será realizado o VI Encontro Distrital da Agroindústria. O evento é voltado para pequenos e médios produtores que desejam se regularizar e ampliar o acesso ao mercado formal.
“É uma oportunidade para os empresários tirarem dúvidas, conhecerem experiências bem-sucedidas e receberem orientações da equipe técnica da Seagri”, completa.
Quem deseja regularizar sua produção deve procurar a secretaria pelos telefones (61) 3349-6803 ou 3272-3650, ou ainda pelo site oficial da Seagri-DF, para envio da documentação necessária à Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova). A liberação do registro depende de vistoria prévia das instalações.