O primeiro hotel social do Distrito Federal (DF) será inaugurado em breve, contando com 200 vagas para pessoas em situação de rua e com capacidade para receber também animais de estimação.
Durante o período de frio, há um espaço para pernoite localizado no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, com capacidade para 110 pessoas.
O novo espaço, ao contrário do abrigo apenas para o frio, será fixo durante todo o ano.
O horário de funcionamento do hotel será das 19h às 8h. Os visitantes terão local para dormir, banho quente, jantar e café da manhã. O hotel será administrado por uma organização de sociedade civil (OSC), e o contrato prevê alimentação também para os pets, que ficarão abrigados em um canil.
Leia também
Para os interessados, serão disponibilizados também ônibus para chegarem ao local, saindo da Rodoviária do Plano Piloto e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Asa Sul.
Além do acolhimento, os beneficiados receberão acompanhamento socioassistencial, com equipes especializadas.
O objetivo é realizar um trabalho de sensibilização para que, os interessados, sejam encaminhados às unidades de acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e, depois, inscritos em cursos de capacitação e direcionados a vagas de emprego, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).