Três cavalos do Centro de Equoterapia de Luziânia, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do Entorno do Distrito Federal, foram furtados na noite dessa segunda-feira (27/10). Os animais— Rosinha, Talento e Zeus — foram resgatados nesta terça-feira (28/10).
Ao Metrópoles o subtenente Angelo, do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO) em Luziânia, disse que os cavalos estavam no Parque de Exposições do município. Por volta das 20h, três pessoas invadiram o local e os levaram.
Os cavalos foram treinados pela Associação Brasileira de Equoterapia para oferecer atendimento a alunos com necessidades especiais.
Veja fotos dos cavalos:
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Rosinha
Material cedido ao Metrópoles
2 de 3
Talento
Material cedido ao Metrópoles
3 de 3
Zeus
Material cedido ao Metrópoles
Segundo o militar, a equipe do Centro de Equoterapia de Luziânia só deu conta do furto na manhã desta terça, quando foi alimentar os cavalos e não os encontrou no local.
Leia também
“Diante das informações recebidas e do trabalho do nosso serviço de inteligência, conseguimos chegar até o primeiro cavalo, que estava com um dos suspeitos. Na abordagem, ele indicou onde estavam os outros animais”, comentou o subtenente Angelo.
De acordo com o policial militar, cinco pessoas foram presas por estarem envolvidas nos furtos, sendo as três que invadiram o Parque de Exposições e outras duas que foram as receptoras dos bichos.
“Os animais foram devolvidos para um responsável pelo Centro de Equoterapia de Luziânia, visto que eles passaram várias horas sem alimentação e água”, destacou Angelo.
Alívio
Os animais resgatados fazem parte do trabalho terapêutico oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Luziânia. À reportagem a secretária da pasta, Maria Luiza Lima, disse que ficou aliviada com a rápida recuperação dos animais.
“Foi ótimo! Toda a cidade se uniu, e os cavalos foram localizados rapidamente. A mobilização se deu em reconhecimento ao serviço público essencial que eles prestam”, afirmou.